A emoção num click

Num álbum de couro ou veludo ou numa simples caixa já manchada pelo tempo, quem não viu e reviu tantas vezes as imagens do casamento dos pais? Quem sabe até colocamos bigode em alguma figura e escurecemos um dente que sorria…

            Quantas vezes desde a mais tenra idade olhamos entre incrédulos e fascinados avós aos quarenta e poucos anos e pais e tios muito, muito jovens. Como é possível? Então os avós não foram sempre velhos? E nossos pais um dia foram jovens?

            Quase impossível acreditar que aquela mocinha miúda, de expressão entre contente e assustada é nossa mãe, que aquele homem de cabelo tão certinho, bigode e sem barriga é nosso papai, agora meio rechonchudo e careca.

            E todas aquelas pessoas desconhecidas que a mamãe vai nos apresentando: é a tia tal, é a tia-avó tal, é o padrinho do seu pai…

            Fotos são importantíssimas na nossa vida, fotos de casamento, por refletirem momentos tão importantes e por reunirem tantos parentes, nos ligam às nossas raízes, nos integram à cadeia familiar.

            Penso e já disse a vocês tantas vezes que cada detalhe do casamento deve ser pensado com muito carinho, pois, mesmo pequeno, pode estragar todo o conjunto. Mas a documentação fotográfica é dos mais importantes, é o que vai ficar, quando todo o resto já tiver acabado. É o que vai assegurar a perpetuação de tudo o que houve nesse dia inesquecível para noivos e suas famílias.

            Se tudo é importante na festa do casamento, nada se compara à imagem de uma noiva com o vestido dos seus sonhos, bem maquiada e penteada, imortalizada por profissionais sérios e competentes.

            Não dá pra economizar nesse item, embora você precise sempre pesquisar.

            Profissionais de foto e vídeo têm capacidade limitada em cada data. Cuidado com empresas que têm disponibilidade pra qualquer dia, pois é sinal que vão lançar mão de profissionais, cujo trabalho talvez não conheçam suficientemente.

            Bons fotógrafos têm equipes fixas pelas quais respondem. Por isso às vezes são mais caros, mas vale a pena pela confiança, pois como vários outros profissionais que atuam no casamento, não há dinheiro, não há multa que repare um eventual erro deles. É aquele momento! Se o trabalho foi bem feito, maravilha; se falhar, acabou…

            Cheque a idoneidade deles (não é difícil fazer isso). Depois verifique se sua igreja permite a contratação daquele fotógrafo e qual a taxa cobrada para ele. Essa taxa normalmente é repassada aos noivos.

            Principalmente se escolher profissionais conhecidos e famosos, reserve bem antes sua data.

            Quando for contratá-los, peça para ver outros trabalhos, de preferência casamentos no mesmo local onde será o seu.

            Analise muito bem o contrato, para saber o número de profissionais que atuarão. Prefira que sejam duas equipes trabalhando juntas, assim, enquanto uma equipe filma e fotografa você, por exemplo, recebendo cumprimento dos seus pais e padrinhos, outra equipe filmará e fotografará seu noivo.

            Veja se você terá direito a todo o material ou se a ampliação das fotos ficará sempre a cargo do fotógrafo. E quanto você pagará por foto extra. Peça para ver como será seu álbum, como será a capa, qual será a cor. Invista no making of. Faça fotos chamadas de “jornalísticas”, mas não se esqueça de deixar alguém encarregado de orientar os fotógrafos para privilegiar poses de você e de seu noivo com as pessoas mais próximas e queridas.

             Se tiver que economizar, que não seja no único item que manterá vivo, depois de muitos anos, tudo, tudo o que se passou!

            Mas cuidado: fotos e vídeo, apesar de tão importantes, não substituem as impressões captadas pelos seus cinco sentidos e impressas na sua memória. Não faça como certos casais que se preocupam tanto com as fotos, que não têm tempo de curtir a festa e só vão vê-la realmente nos álbuns.

Deixe um comentário

Arquivado em Élide Helzel

Deixe um comentário